Exemplos de eurocentrismo nos dias atuais
O Eurocentrismo corresponde a uma expressão que emite a idéia no mundo como um todo de que a Europa e seus elementos culturais são referência no contexto de composição de toda sociedade moderna. Essa visão predominou durante muito tempo em todo o mundo.
Contudo, atualmente, inclusive dentro dos países europeus há um movimento tendente a quebrar tal idéia. No que concerne a possíveis exemplos no Brasil, podemos citar o ensino das línguas, com principal enfoque nos idiomas falados na Europa (ressalte-se que o francês foi, durante muito tempo, o idioma universal.
Há também, como resquício da influência do eurocentrismo, o modo como se estruturam as salas de aula no Brasil: as carteiras viradas para frente e a mesa do professor em destaque. Esse é um modelo inglês, que diga-se de passagem, foi adotado por muitos países e é considerado talvez um dos mais utilizados, porém, não o melhor.
128
Notas sobre o eurocentrismo no Brasil
Emannuel Henrich Reichert
*
Resumo
O ensino de história no Brasil sofre de graves dist orções, ensinando-se a história europeia como se fosse mundial. O euroce ntrismo perpetua- se em todo o sistema de ensino, na produção históri ca acadêmica e na própria percepção de mundo da sociedade brasileira graças, principalmente, à inércia. Combatê-lo e implementar um ensino e uma historiografia mais condizentes com a realidade mun dial seria cultural e economicamente benéfico para a população e o país.
Eurocentrismo corresponde a uma expressão que emite a idéia no mundo como um todo de que a Europa e seus elementos culturais são referência no contexto de composição de toda sociedade moderna.
De acordo com diversos estudiosos e analistas essa perspectiva se mostra como uma doutrina que toma a cultura européia como a pioneira da história, dessa forma se enquadra como uma referência mundial para todas as nações, como se apenas a cultura Européia fosse útil e verdadeira.
Essa