Trab teoria
A arquitetura romana tem como inspiração a arquitetura etrusca e grega para desenvolvimento dos projetos, porém, não trata-se de cópia, pois possui diversos elementos inovadores e avanço na técnica de arquitetura.
A história de Roma tem 3 etapas fortemente caracterizadas: monarquia, república e império. A primeira delas vem das origens lendárias e conclui em 509 a.C com a expulsão do último rei, dando lugar à Roma republicana que conquista primeiro a Península Italiana, se enfrenta com Cartago pela hegemonia do Mediterrâneo ocidental e, finalmente, cria seu vasto império.
Um império que acabará por obrigá-Ia a modificar, a partir de 31 a.C, sua própria estrutura política e que, na etapa seguinte 3, vive 3séculos de esplendor e 2 de desagregação e crise, até o seu fim no Ocidente no ano 476 d.C. Mas o que se acaba de afirmar é um processo político que não corresponde inteiramente ao que segue a arte romana e, em especial, a sua arquitetura.
De um ponto de vista mais restrito, podemos falar de uma primeira fase em que a arquitetura romana é herdeira da etrusca; uma segunda em que, a esta herança, se sobrepõe a influência grega, assimilando-a e desenvolvendo-a; e, finalmente, um longo e fecundo período em que Roma cria uma arquitetura tão perfeitamente adaptada às necessidades de seu vasto império que é, com a língua, o principal veículo de romanização das terras que vai submetendo: quer se trate do arco que comemora o triunfo, da parede que contribui para a defesa, da calçada que o põe em rápida comunicação com a Urbe ou do templo em que o imperador acabará por destronar as outras divindades.
Suas características são: Solidez nas construções (característica que herdaram dos etruscos); uso do arco nas construções; uso da abóbada (construção em forma de arco que preenche espaços entre arcos, muros e outros tipos de espaços) construções sóbrias, funcionais e luxuosas.
Principais tipos de arquitetura romana:
-Arquedutos: arcos com canaletas que