Teorias de piaget - trab de intervenção com criança de 7 anos
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Psicologia do Desenvolvimento II
Professora Ms. Cassandra Arruda de Sousa Araújo
Angela do Carmo
Jéssica Luana Morais Ribeiro
Goiânia/2010
Resumo
O estudo refere-se à observação das varias etapas de desenvolvimento cognitivo que cada indivíduo apresenta através do equilíbrio e da assimilação e a acomodação. O método lógico com base nas teorias Piagetianas tem o objetivo de investigar o pensamento da criança a partir de cada teste aplicado referente a cada idade proposta que varia de dois a dez anos de idade.
A observação das condições de limitação que cada fase da criança apresenta e a observação do crescimento mental ou o desenvolvimento das condutas e dos comportamentos são processos cognitivos referentes sensório-motor, pré-operacional pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
O objetivo desse estudo é colocar em pratica os testes referentes a cada idade da criança e assim analisar as possibilidades de formulação de regras e resolução de problemas que cada período de crescimento apresenta. Os métodos foram à comunicação com cada individuo e a observação ao realizar o trabalho que apresentava seis tipos de testes referentes à idade da criança escolhida.
Palavras chaves:
Desenvolvimento, observação, Teorias Piagetianas.
Introdução
O trabalho apresenta os aspectos básicos da teoria de Jean Piaget que foi um psicólogo e filosofo suíço pioneiro no campo da inteligência infantil. Para ele a lógica, a moral, a linguagem e a compreensão de regras sócias eram constituídas ao longo do processo de desenvolvimento, ou seja, por mudanças qualitativas e não pré-formadas e inatas. Piaget considerava o principal objetivo da educação, que é tanto a autonomia, tanto intelectual como moral e a aprendizagem e o desenvolvimento se caracteriza no processo cognitivo. A aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular já vivida e aprendida e o