O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Bruna Freitas1; Daniel Teixeira Lima1; Jânio Nolasco1; Tiago de Oliveira Freire1; Vinicius Ribeiro1
Emails: brunalexandr@bol.com.br; daniel.de.lima21@gmail.com, janio_nolasco@yahoo.com.br; tiagopocoes@hotmail.com;
Resumo: Esse artigo tem por objetivo explanar discussões sobre o impacto das tecnologias na educação tradicional, fazendo uma súmula do processo evolutivo da sociedade da informação, trazendo a luz a controvérsia existente na pluralidade de fontes de conteúdos e a desmotivação dos alunos. Esclarece o comportamento da escola do governo e dos docentes frente às novas tecnologias e as alternativas que surgem com a evolução das práticas docentes. Discorre também sobre o Proinfo, um programa governamental inserido no processo educacional brasileiro.
Palavras-Chave: Educação. Tecnologia. Educação à Distância.
1. Introdução
Desde os tempos mais remotos que os seres humanos têm buscado compreender o progresso do Universo e modificar o meio em que vivem aproveitando-se das disponibilidades instrumentais e da percepção e uso dos fenômenos naturais que ocorrem na Terra.
A história da humanidade sofreu várias revoluções tecnológicas, sendo divididas em três grandes áreas: agrícola, industrial e da informação. Se a primeira foi marcada pelo uso da energia animal, rotação de culturas, seleção de sementes e automatização da agricultura, a segunda foi marcada pelo avanço da indústria têxtil, do aço e a mecanização que criaram novas oportunidades de trabalho, basicamente localizados nas cidades e cada vez mais exigindo especialidades.
As fábricas mudaram o nível de vida da população que fugia da semiescravidão do meio agrário. Desde então as mudanças geradas pelo homem foram excepcionalmente ampliadas como resultado da organização do trabalho direcionado para a criação e utilização de conhecimentos científicos com a finalidade de construir tecnologias que desencadeassem em novos ou melhores produtos e serviços que