A INFLUÊNCIA DO EUROCENTRISMO NA SOCIEADADE BRASILEIRA
Os europeus, colonizadores do Brasil, influenciaram consideravelmente a nossa sociedade, fazendo com que fossem adotados diferentes aspectos em relação à Arquitetura, Literatura, Culinária, dentre outros. Com isso, permitiu que o nosso povo sofresse a interferência do chamado “Eurocentrismo”, conceito que define a Europa como sendo o centro mundial, formando a mescla que podemos notar atualmente.
A arquitetura brasileira é uma das mais influenciadas, os principais aspectos que se pode destacar é a presença de sobrados e beirais, que estão presentes até os dias atuais, sendo impossível destacar uma ou outra cidade que contenham este tipo de construção, pois muitos bairros, cidades e estados apresentam tais estruturas em massa.
Em relação às influências na literatura, é possível destacar uma variedade de aspectos próprios dos europeus que passaram a ser adotados pelos brasileiros, principalmente em relação às escolas literárias e aos períodos marcantes. O barroco, por exemplo, é uma das influências da literatura, já o neoclassicismo e romantismo vieram logo depois.
Na culinária é mais difícil visualizar a influência do Eurocentrismo, pois vários pratos foram adaptados para que pudessem tornar-se pratos consumidos até hoje por todos nós, assim como a feijoada brasileira. Esta, foi resultado de mudanças feitas no cozido português, por exemplo. A cachaça, bebida muito conhecida pelos brasileiros, também é resultado da influência dos europeus, criada para substituir a aguardente de uva que era cultivada pelos portugueses.
É fato que a influência eurocêntrica foi imposta ao nosso povo desde a colonização e faz parte de nossa cultura até hoje, mas como bons brasileiros conseguimos criar nossa própria identidade.