Execícios terapêuticos em membros inferiores
Os membros inferiores são formados pela: cintura pélvica, coxa, perna e pé, e pelas articulações: do quadril, joelho e tornozelo. Existem 30 ossos de cada lado e são considerados mais resistentes que os membros superiores, têm a função da locomoção, sustentação do peso corporal e também participam da manutenção da postura.
2 - CINESIOTERAPIA
A cinesioterapia é uma área da Fisioterapia que utiliza o movimento e os exercícios como forma de tratamento. Ela promove a manutenção ou o desenvolvimento da ADM, restabelecendo a função normal da região afetada. Tem como principais efeitos a melhora da força muscular, aumenta da resistência à fadiga, melhora da coordenação motora e aumento da flexibilidade. A cinesioterapia utiliza técnicas como:
- Exercícios terapêuticos (passivos ou ativos)
- Exercícios de equilíbrio e propriocepção
- Exercícios de conscientização corporal, e outros.
A cinesioterapia é indicada para reabilitação de lesões neuro-músculo-esqueléticas.
A Meta final de qualquer programa de exercícios terapêuticos é a aquisição de movimento e função livres de sintomas e prevenir deformidades.
3 – EXERCÍCIOS TERAPÊUTICOS
● Paciente em pé com os pés afastados, as mãos segurando em uma superfície para se apoiar. Eleve-se lentamente sobre os dedos dos pés, tão alto quanto possível. Mantenha por 10 segundos e abaixe lentamente. Repita três vezes, uma ou duas vezes ao dia. Exercício para equilíbrio, fortalecimento de panturrilha e também alongam tibiais anteriores.
● Fortalecimento de quadríceps: Paciente de costas para a parede, com os pés afastados. Lentamente, escorregue pela parede até ficar como se estivesse sentado numa cadeira. Mantenha por 10 segundos e volte lentamente. Repita três vezes. 1 ou 2 vezes ao dia. Observação: o exercício pode variar colocando uma bola nas costas do paciente, ou ele também pode subir em uma cama elástica para diminuir a descarga de peso no chão.
.
● Alongamento Ativo: Paciente em pé de