Escolar
UTI
A UTI destina-se ao atendimento de doentes recuperáveis, oferecendo assistência médica e de enfermagem integrais, ou seja, assistência 24 horas.
Função:
Proporcionar condições de internar paciente críticos em ambiente individuias ou coletivo conforme grau de risco, faixa etária, patologia e resquisitos de privacidade.
Executar e registar assistência médica e de enfermagem intensiva.
Prestar apoio diagnótico - laboratoriais, de imagem e terapêutico 24 horas.
Manter condições de monitoramento e assistência respiratória continua.
Prestar assistência nutricional e distribuir alimentos aos pacientes.
Manter pacientes com morte encefálica, nas condições de permitir a retirada de órgãos para transplante , quando consentido.
PACIENTE GRAVE
Paciente potencialmente graves ou com descompensação de um ou mais sistemas orgânicos que com o suporte intensivo tenham a possibilidade de se recuperar. Cremesp
LOCALIZAÇÃO DA UTI
A UTI deve ser uma área distinta dentro do hospital, com controle restrito e sem trânsito para outros departamentos, porém deve ser de fácil acesso para o centro cirúrgico, elevador, serviço de emergência, sala de pós-anestésico, unidades de terapias intermediárias, laboratórios e radiologia.
NÚMERO DE LEITOS
Os leitos devem fornecer uma cobertura adequada para os paciente gravemente doentes de um hospital.
Deve ser levado em consideração a população do hospital, quantidades de cirúrgias, grau de compromisso de cuidados intensivos da administração, dos médicos e enfermeiros, dos recursos institucionais.
Um método impírico frequentemente relatado é que o hospital geral deveria destinar 10% da capacidade de leitos para UTI.
FORMAS DA UTI
A disposição dos leitos pode ser em área comum, quartos fechados ou área mista
A área comum proporciona a observação continua do paciente, porém os leitos devem ser separados por divisórias laváveis, para proporcionar certa privacidade ao paciente.
As unidades com leitos