exceçoes de quimica inorganica
Trabalho de Química geral
Acadêmica: Vanessa Ferreira Andrade
1 período de Farmácia
Rolim de Moura - RO
2013
As exceções da química inorgânica
Trabalho apresentado como quesito
Avaliativo para a disciplina química geral ministrada pelo professor; Uiles j. de Oliveira
Rolim de Mora - RO
2013
“O tempo é um químico invisível, que dissolve, compõe, extrai e transforma todas as substâncias morais .”
Machado de Assis
.
Índice: pag. 1: capa; pag.2: apresentação do aluno e tema; pag.3: frase motivadora; pag.4:índice; pag.5: iniciodo trabalho com as exceções da química inorgânica; pag.6: função de acido, base e sais; pag.7: explicação das funções e exceções a regra do octeto; pag.8: variação da afinidade eletrônica; pag.9: átomos polivalente; pag.10:explicação de átomos polivalentes e ácidos,sais e bases; pag.11:considerações finais; pag.12: referencias.As exceções da química inorgânica
Alguns compostos não precisam ter oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade, são por isso considerados exceções à Regra do Octeto. Aprenda agora por que alguns elementos escapam da obrigação de ter um octeto de elétrons na última camada.
Berílio (Be)
É uma exceção à Regra do Octeto porque é capaz de formar compostos com duas ligações simples, sendo assim, estabiliza-se com apenas quatro elétrons na camada de valência.
Como o hidrogênio (H) precisa ceder dois elétrons para realizar a ligação (H ― Be ― H), o átomo de Berílio (Be) compartilha seus elétrons e atinge a estabilidade.
Alumínio (Al)
É uma exceção à Regra do Octeto porque atinge a estabilidade com seis elétrons na camada de valência. O átomo de Alumínio tende a doar seus elétrons e assim pode formar três ligações simples com outros átomos:
Neste caso, o Alumínio (Al)