acido
Uma função química é caracterizada por um grupo de compostos que apresentam propriedades semelhantes. Inicialmente, pode-se ter compostos de natureza inorgânica (aqueles que não apresentam carbono, com algumas exceções) e orgânicos (os que apresentam carbono). As funçõesestudadas na química inorgânica são quatro: os ácidos, as bases, os sais e os óxidos.
Como meio teórico para identificação de uma função inorgânica pode-se adotar o critério estabelecido na tabela abaixo, a partir da fórmula molecular do composto.
FUNÇÃO
COMEÇA POR
TERMINA POR
OBSERVAÇÕES
ÁCIDO
Cátion H+
BASE
Ânion OH-
SAL
Cátion diferente de H+
Ânion diferente de OH-
ÓXIDO
Ânion O2-
Binário
A primeira das funções inorgânicas apresentadas, os ácidos, podem ser definidos conforme a teoria de Arrhenius, como sendo compostos que em solução aquosa se ionizam, liberando cátions H+.
O termo ionização refere-se à reação química que irá “produzir” cátions hidrônios (H+), liberados a partir de uma ligação química de natureza covalente.
Ácido cianídrico - HCN
Representação da molécula de ácido cianídrico em 3D. O ácido cianídrico, também designado de ácido prússico, é um ácido fraco de fórmula HCN. Apresenta um cheiro a amêndoas-amargas e é muito tóxico. A sua toxicidade deve-se a uma desativação das enzimas de oxidação (oxidases) através da formação de complexos como o ferro que estas enzimas contêm, bloqueando-se deste modo a cadeia de transporte de eletrões até ao oxigênio.
Palavras-chave: Ácido cianídrico. Funções inorgânicas. Tabela periódica. Ligação química.
Ácido Cianídrico
O ácido cianídrico, também designado de ácido prússico, é um ácido fraco de fórmula HCN. Apresenta um cheiro a amêndoas-amargas e é muito tóxico. A sua toxicidade deve-se a uma desativação das enzimas de oxidação, através da formação de complexos como o ferro que estas enzimas contêm, bloqueando-se deste modo a cadeia de