Sanear
Em 10 de março de 2000, foi criado o Departamento de Água e Esgoto de Rondonópolis (DAE), como entidade de direito público, de natureza autárquica, com personalidade jurídica própria, dispondo de funções de captação, tratamento e abastecimento de água tratada e coleta de esgoto desta cidade.
Posteriormente, foi designada também ao DAE a responsabilidade pela coleta e destinação final de resíduos sólidos tornando-se, portanto, inadequada a denominação que este órgão detinha. Assim, em 31 de março de 2005, por meio da Lei Municipal nº 4.484, substituiu-se o nome DAE por Sanear para atender à necessidade de se implantar uma abordagem diferenciada de administração de saneamento ambiental.
QUANTIDADE DE AGUA CAPTADA
O Rio Vermelho é o maior 'fornecedor' para a distribuição de água em Rondonópolis, que tem uma demanda média de 400 litros de água/segundo. No entanto, em função da estiagem a Estação de Tratamento de Água tem captado nos últimos três dias a captação de apenas 200 litros/segundo.
ATUALMENTE AGUA TRATADA Hoje a cidade produz 740 litros de água tratada, por segundo, insuficientes para atender a demanda que chega a 912 litros, por segundo.
- Rio Vermelho está comprometendo a captação de água da estrutura responsável por abastecer 55% da demanda rondonopolitana atualmente. E os outros 45% são de poços artesianos.
PROCESSO DE CAPTAÇÃO.
Processo de tratamento da água: . Na autarquia, vários profissionais trabalham para manter nossa água limpa e para que esta chegue em nossas residências com boa qualidade, livre de bactérias que podem causar doenças. O tratamento da água consiste em seis etapas, que são