seis sigmas
A ferramenta Seis Sigma é um conjunto de técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias. Já o BSC é uma ferramenta de gestão importante para auxiliar a tomada de decisão dos gestores preocupados em conduzir os negócios com vantagens competitivas. Esses dois temas são amplamente discutidos nas empresas há pelo menos duas décadas. E juntos podem abrir fronteiras no mundo dos negócios. Veja no decorrer do trabalho uma explicação mais detalhada.
Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma
Segundo artigo do site disponível em: http://www.isdbrasil.com.br/artigos/artigo_six_sigma.php: O BALANCED SCORECARD (BSC), método que, ajuda as organizações a planejar e entender sua estratégia de forma “balanceada”, não se limitando somente a definição de objetivos e metas estratégicas única e exclusivamente financeiras. Outro ponto importante é que ele possibilita um raciocínio estratégico que leva em consideração questões de curto, médio e longo prazo. Isto é possível por meio de sua concepção, fundamentada nas perspectivas: financeira; clientes; interna ou processos; aprendizado e crescimento, que leva as empresas a pensar no “como” uma estratégia pode ser implementada por meio de uma visão encadeada de causa-efeito entre diferentes objetivos estratégicos em diferentes visões e perspectivas. Até o momento, podemos então resumir o planejamento estratégico orientado pelo BSC em dois grandes passos:
1) Entender o cenário interno e externo que afeta a estratégia da organização e então montar uma proposta de valor aos clientes que por fim serão aqueles que gerarão receitas para a empresa (falamos aqui das duas primeiras perspectivas do BSC).
2) Em função do pretendido e planejado, a empresa trabalhará em ações orientadas a melhoria e inovação de seus processos, produtos, pessoas, tecnologia, etc, fazendo com que sua