Excesso de actividade física
Introdução:
Foi-me proposto realizar um trabalho académico inserido nos conteúdos desportivos leccionados ao longo destes três anos de curso secundário. O excesso de actividade física tem vindo a aumentar cada vez mais, visto que as doenças como anorexia e obesidade têm vindo a tornar-se cada vez mais vulgares na nossa sociedade, resultando por vezes num esforço enorme por parte destas pessoas em praticar exercício físico, por vezes sem acompanhamento, nem planos de treino e com uma alimentação que acaba por ser de longe a mais desejável. Ao longo deste trabalho, vou falar sobre estas doenças, sobre a forma como as pessoas levam os seus objectivos aos seus limites, definição de exercício físico e as repercurções físicas e psicológicas que um certo individuo pode acartar quando se dedica de forma excessiva a uma determinada actividade física.
O que é exercício físico?
Exercício físico é qualquer actividade física que mantém ou aumenta a aptidão física em geral e tem o objectivo de alcançar a saúde e também a recreação.
Todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional ou centro desportivo qualificado, pois a prática de desportos somente nos permite atingir os objectivos esperados quando é devidamente orientada.
O que Acontece quando praticamos de forma excessiva actividade física?
Repercussões físicas:
O excesso de exercício físico pode ser muito prejudicial a saúde, ocasionando lesões e levando a exaustão.
Ir além dos limites do corpo podem ocasionar os seguintes sintomas: Movimentos involuntários; Lesões musculares; Fadiga muscular; Cansaço; Dores no corpo; Tremores;
Os sintomas do excesso de exercício podem ser percebidos quando a pratica da actividade física deixou de ser saudável e exige mais esforço do que o corpo humano é capaz de oferecer. Quando os sintomas do excesso de exercício físico são percebidos, o