projeto quimica
Turbinadas de cafeína
Quando consumidas com moderação, as bebidas energéticas não fazem mal ao organismo. Mas algumas têm açúcar demais.
s "bebidas energéticas" são muito utilizadas por jovens e esportistas para melhorar o rendimento físico, aumentar a atenção e concentração ou dar mais disposição em uma longa noite. Testamos essas bebidas e constatamos que, em geral, os produtos são bons e, sozinhos, não apresentam riscos à saúde.
Porém, alguns têm açúcar demais. Além disso, dependendo de quanto você consome desse tipo de bebida ou do que mais consome durante o dia, a quantidade de cafeína que ingere pode estar acima do ideal.
não traz a data de fabricação. Isso impede o consumidor de escolher o produto mais fresco. E no da Red
Hot, o alerta obrigatório para crianças, gestantes, nutrizes, idosos e portadores de enfermidades não está em destaque e nem em negrito, como deveria.
A
Informações diferentes da realidade
As bebidas energéticas são, na verdade, "compostos prontos para consumo", à base de taurina, glucoronolactona, cafeína e inositol. As embalagens não costumam descrever todos esses elementos em sua denominação de venda, mas, não se engane: a composição de todos eles leva os mesmos componentes, mas com quantidades distintas, independentemente de a descrição no nome do produto parecer ser diferente.
Não há distinção técnica entre os produtos vendidos em lata ou garrafa pet. Vale ressaltar que uma marca, a Sports Drinks, possui versões de embalagens com times de futebol, mas a composição química é igual.
Os rótulos são bastante informativos, mas a maioria
como fizemos o teste
Levamos 15 marcas de energéticos para o laboratório e avaliamos a qualidade dos produtos e sua aceitabilidade pelos consumidores.
Painel de consumidores
Os testes foram conduzidos em cabines individuais sem que houvesse reconhecimento das amostras pelos painelistas.
8 ProTeste 99 Fevereiro 2011
Não confie tanto na tabela