Excelência dos 1000 pontos
INTRODUÇÃO 3
1. O Conceito da Excelência 4
2 Propósito do programa 5
3 Critérios de excelência 5
4 Os 23 itens 7
5 Vantagens da utilização dos critérios de excelência do PNQ 9
6 Conclusão 9
7 Referências bibliográficas 10
Introdução
Em 1990, foi criado o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade com o objetivo de fomentar o aumento da competitividade das empresas brasileiras. Um dos projetos do Subprograma Geral 1 - Conscientização para a Qualidade - foi a instituição de um prêmio nacional para a qualidade. Em 1991, foi criada então, para este fim, a Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade - FPNQ, sendo esta privada e sem fins lucrativos.
A missão desta fundação seria “promover a conscientização para a qualidade e produtividade das empresas produtoras de bens e serviços e facilitar a transmissão de informações e conceitos relativos às práticas e técnicas modernas e bem-sucedidas, e da gestão da qualidade, através do Prêmio Nacional da Qualidade”.
O primeiro ciclo de premiação ocorreu em 1992 e vem se repetindo anualmente desde então. O PNQ é baseado no prêmio Malcolm Baldrige, americano , tendo sido escolhido entre os demais prêmios por estabelecer seus referenciais de excelência da Gestão da Qualidade.
Total, sem contudo prescrever metodologias específicas para sua implementação, além de ampla bibliografia disponível sobre o mesmo. O Prêmio Nacional da Qualidade, é um reconhecimento, na forma de um troféu, às organizações sediadas no Brasil por sua excelência no desempenho.
1. O conceito da excelência
A Excelência Empresarial é definida como o nível de organização alcançado por uma empresa que tem resultados satisfatórios sejam econômicos, produtivos e sociais, sendo reconhecidamente competente pela sociedade e mercado. Esse conceito, amplo e relativo, representa uma espécie de utopia empresarial. A organização perfeita, do mesmo modo que o ser humano perfeito, não