EXCELENCIA EM GESTAO PUBLICA
O papel do Estado vem ao longo do tempo ficando cada vez mais importante em garantir o bem estar de sua população, pois o seu entendimento deve ser o centro das questões de governo e isso, muitas vezes, provoca eloqüentes debates sobre como atender as necessidades da sociedade com os recursos existentes e que são ditos insuficientes.
Omodelo de excelência de Gestão proporciona um direcionamento das ações desenvolvidas pelo Estado, alem de ser um moderador sobre os processos desenvolvidos. Segundo, Lima (2006 p. 8) se baseia na excelência de valores e de resultados. O ganho social é de extrema importância e alcança o topo em uma pirâmide de prioridade, pois “cria valor público para o cidadão”.
O objetivo deste trabalho trata de analisar a contribuição que o Modelo de Excelência em Gestão Pública pode proporcionar para a melhoria do aparelho estatal, com vistas ao melhor atendimento das necessidades do cidadão e contemplado com a descrição do Programa Planejando para Excelência da Secretaria Municipal de Saúde de Goiania, instituição deu um passo enorme em direção à Excelência em Gestão, desenvolvimento este programa este que objetiva a qualidade na prestação do serviço público em saúde.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Almejando-se alcançar o que o presente trabalho propõe será tratado como base a Excelência em Gestão Pública.
2.1 GESTÃO PÚBLICA
No decorrer dos anos, o modo de administração do Estado – Gestão Pública, acaba por se deparar com acentuadas mudanças no trato desta. Segundo Bond (2007), podemos indicar três reformas que foram cruciais para transformação:
a) Reforma burocrática em 1936, na qual surgiram princípios como o desenvolvimento e a profissionalização do servidor, o plano de carreira, a hierarquia funcional e o formalismo;
b) Em 1967, quando houve um ensaio de reforma de descentralização e de desburocratização; e
c) Em 1995, a reforma do Estado, quando ele deixou, nesse novo paradigma, de ser o prestador