Excelencia na gestao publica
Modelo de excelência em gestão pública no governo brasileiro: importância e aplicação
André Ribeiro Ferreira
“O essencial é invisível aos olhos”
Saint-Exupéry
O Modelo de Excelência em Gestão Pública passou por evoluções resultantes do ‘feedback”das instituições, dos ciclos contínuos de análise e melhoria realizados pelo Comitê ao longo de 11 anos de aplicação e das experiências exitosas de outros modelos referenciais, principalmente do modelo preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade.
Um número grande de instituições públicas brasileiras, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, dos três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário utilizaram o modelo como referência para a melhoria de sua gestão. Estudos demonstram a importância deste modelo no aperfeiçoamento contínuo da gestão das organizações públicas e para a implementação das estratégias. O Modelo foi aplicado amplamente ao longo dos anos em diversos tipos de organizações públicas e também adaptado para outras aplicações complementares.
O trabalho aqui apresentado propõe-se primeiro a contextualizar a existência do Modelo de Excelência em Gestão Pública; segundo: apresentar o fórum onde o Modelo se desenvolve; terceiro: realizar breve apresentação do modelo, com algumas comparações que caracterizem suas especificidades; quarto: enfatizar sua importância para o governo brasileiro e suas organizações públicas; e finalmente evidenciar suas possibilidades de uso e aplicação. Os demais textos que compõe o painel proposto para o XIV CLAD trás exemplos de experiências vividas na aplicação, além de novos desafios para a evolução do referido modelo.
Contexto Histórico
Desde o final da década de 80 o Brasil buscou, com a abertura de mercado, mecanismos e métodos que preparassem e atualizassem as empresas e o serviço público com relação à