Questão da Excelência na Gestão Pública
Curso de Pós-graduação Latu Sensu a Distância
Gestão Pública
Disciplina
Gestão Estratégica de Organizações Públicas
Atividade 01
Questão da Excelência na Gestão Pública
Questão da Excelência na Gestão Estratégica das
Organizações Públicas
Ao tratarmos de um tema tão complexo como a questão da excelência na gestão pública, é de suma importância o conhecimento dos termos e conceitos abordados para que possamos alcançar uma consubstanciação da relação e aplicação entre os mesmos. O termo Gestão pode ser associado ao termo
Administração, sendo este de uso mais comum em nosso dia a dia, para o qual podemos adotar a seguinte definição:
A Administração é o conjunto de técnicas desenvolvidas e empregadas no intuito de gerenciar as tarefas rotineiras, envolvidas em diferentes processos de trabalho, cujo propósito maior é alcançar o melhor resultado, com o menor emprego de recursos (SEQUEIRA, 2010).
Diante do exposto, podemos entender a Gestão
Pública como a
administração ou gerenciamento das tarefas do governo de forma eficiente e eficaz, ou seja, de modo a alcançar o melhor resultado, com o menor custo possível.
Associando a Gestão ao termo Estratégica, podemos concluir que não se trata do simples gerenciamento corriqueiro de uma organização e sim do planejamento e execução de suas tarefas dentro das inúmeras possibilidades de ocorrência sempre objetivando o bem comum.
A questão da Excelência na Gestão Estratégica das Organizações Públicas nos direciona a discussão sobre a otimização e a alta qualidade do serviço público, pois a excelência comtempla de modo restrito a qualidade de vida do cidadão e de forma abrangente, o desenvolvimento e crescimento de toda uma nação.
Diante da atual conjuntura que apresenta os infinitos problemas vivenciados em nossa sociedade, como a corrupção, a pobreza, etc., é difícil a concretização dessa excelência por parte da gestão pública e até mesmo a observância por parte