Excelência na gestão pública
A Excelência em Gestão Pública parte da premissa de que é preciso ser excelente mesmo sendo público. Do meu ponto de vista, o principal “entrave” na gestão pública brasileira para se chegar à excelência é a corrupção. Ela é a grande causadora dos problemas que assolam nosso país, considerando que o Brasil encontra-se em situação privilegiada diante de alguns países, pois não participa de nenhuma guerra externa, possui reservas de água e petróleo, possui grande biodiversidade, tem uma população jovem e criativa e mesmo assim não consegue se tornar uma potência mundial. Há corrupção em todos os setores, desvios de verbas públicas que poderiam ser investidos em educação de qualidade, hospitais com instalações mais modernas e principalmente na segurança. Hoje, estima-se que ela custe cerca de 72 bilhões de reais ao país. É mais do que gastamos com educação e quase o mesmo montante destinado à área da saúde. Dificilmente alcançaremos a excelência com esta cultura de levar vantagem à custa do prejuízo alheio, com tamanha falta de gestão nas administrações e com a classe política, que já se candidata pensando em benefício próprio.
Acredito que, combatendo a corrupção política e institucional através da transparência na divulgação dos gastos públicos, investindo nos órgãos de fiscalização, cobrando nossos direitos, reivindicando melhorias sociais e utilizando o voto como ferramenta para mudanças de situações existentes em nosso país, podemos sim, ter uma gestão pública baseada na excelência de valores e resultados, devidamente direcionada à população.
Referências Bibliográficas: Disponível em <http:// http://www.copel.com/hpcopel/root/nivel2>. Acesso em: 19 ago 2012
MARINHO, Iris. 2008. Disponível em: http://WWW.ebah.com.br/content/fundamentos-excelencia-gestao-publica>. Acesso em: 20 ago 2012
Disponível em <http://noticias.uol.com.br/especiais/corrupcao>. Acesso em 20 ago 2012