Comandos
ETEC PROFESSOR ALFREDO DE BARROS SANTOS
Aula1 - Comandos básicos do Linux
Introdução
Como já sabemos, o Linux é um sistema operacional que vem crescendo em utilização em todo o mundo. Alguns dos motivos desse crescimento podem ser atribuídos ao fato de ser gratuito, bastante estável (não fica travando toda hora), possibilitando um excelente desempenho (aproveita melhor os recursos de processador e memória da máquina) e ser fácil de utilizar.
O Linux pode ser melhor gerenciado se utilizarmos sua linguagem de comandos, ou seja, ao invés de trabalharmos utilizando o mouse e clicando em janelas, podemos ter um controle maior do sistema digitando comandos na tela preta (console ou terminal).
Isso ao contrário do Windows, que é melhor gerenciado por meio de suas janelas de configuração. Para se fazer uma comparação, o Linux pode ser 100% gerenciado pelo modo texto
(console ou terminal), o que é impossível de ser realizado se utilizarmos somente o modo gráfico. Exatamente ao contrário do Windows, que apesar de também possuir um prompt de comandos, não pode ser 100% gerenciado por ele.
Nós começaremos a aprender alguns comandos básicos do console com o intuito de nos familiarizarmos com ele, para que nas últimas Aulas, possamos ter um melhor domínio de sua utilização na prática.
Aula2 - Como executar o prompt de comandos do Linux (Console)
A primeira coisa que precisamos entender para começar a utilizar os comandos do
Linux é o seguinte: O Linux é um sistema operacional de modo texto.
O que isso quer dizer é que o Linux nada mais é do que uma tela preta onde o usuário pode interagir por meio de comandos, como o antigo MS-DOS.
O que possibilita ao usuário utilizar o mouse e clicar em janelas é um outro programa chamado Interface Gráfica, que no caso do Ubuntu é, por padrão, o Gnome.
A interface gráfica é executada automaticamente quando o Ubuntu é inicializado, por isso, quando iniciamos nosso primeiro contato com o Linux,