Cabo Flat
- Detecção: Uma vez que o cabo flat de 80 vias é obrigatório para o Ultra DMA, modo 3 e acima, o sistema tem que saber se ele está instalado. Isto é feito aterrando o pino #34 do conector que liga na placa-mãe. Os cabos flat de 40 vias não possuem esse pino aterrado. No boot do sistema, é efetuada uma verificação desse pino.
- Suporte a CS (Cable Select), MA (Master) e SL (Slave): Todos os cabos flat de 80 vias suportam CS, Master e Slave automaticamente. O pino #28 é utilizado para a função de deteção de CS.
- Tamanho: Um cabo flat de 80 vias possui praticamente a mesma largura do cabo flat de 40 vias, graças a utilização de fios mais finos. Os cabos flat possuem 18 polegadas de comprimento, o que corresponde a 45 centimetros.
- Código de cores: O cabo flat de 80 vias tem uma função específica para cada conector; o cabo flat de 40 vias não tem:
Azul - O conector azul deverá ser ligado na placa-mãe
Cinza - O conector cinza, no meio do cabo flat, deverá ser ligado no drive em SLAVE (device 1).
Preto - O conector preto, na outra ponta do cabo flat, deverá ser ligado no drive em Master ou CS (device 0).
Não é uma boa idéia conectar um único periférico no meio do cabo flat porque o conector da ponta (desconectado) causará problemas de sinalização; ele funcionará como uma “antena”, captando as interferência internas ao gabinete. Em Ultra DMA este tipo de conexão não é apenas “não recomendado”; ela é ilegal !!! Um periférico tem que estar conectado no final do cabo flat e o final do cabo flat é para periféricos em MA ou CS !!! Portanto, não se pode ter um periférico em SLAVE ou CS no meio do cabo flat (conector cinza) sem ter outro como MASTER ou CS no final do cabo flat (conector preto).
Recomendações: Os cabos flat de 80 vias possuem uma melhor qualidade na transferência de dados e