relatorio quimica
Titulação volumétrica
Reação Ácido /Base .
Concentração do Ácido .
Titulação / indicador (Fenolftaleína , indicador de Base rosa , ou ácido incolor ).
Calcular Ph.
MB = Concentração da Base ( 0,5 mols l ).
MA = Voncentração do Ácido .
VA = Volume de Ácido (20ml).
VB = Volume da Base .
MA = MB x VB / VA .
Fenolftaleína: é um indicador líquido que fica incolor em meio ácido e rosa intenso em meiobásico:
ácidos.
Teoria ácido-base de Brönsted-Lowry
(Brönsted e Lowry, sem se conhecerem e morando em países diferentes, propuseram na mesma época a mesma teoria para ácidos e bases.)
De forma independente, dois químicos, o dinamarquês Johannes Nicolaus Brönsted (1879-1947) e o inglês Thomas Martin Lowry (1874-1936), propuseram no mesmo ano uma teoria sobre o conceito de ácidos e bases. A teoria anteriormente reconhecida, a teoria de Arrhenius, apesar de bem útil, era limitada a soluções aquosas; já a que eles criaram era mais abrangente. Essa teoria recebeu o nome de Teoria de Brönsted-Lowry:
Exemplo:
HCl + H2O → H3O++ Cl- ácido base
Reação inversa:
H3O++ Cl- → HCl + H2O ácido base
Nesta reação inversa, o íon hidrônio (H3O+) doou um próton para o íon cloreto (Cl-), assim o hidrônio é o ácido e o cloreto é a base de Brönsted. Forma-se o par ácido-base conjugado: HCl e Cl-; e umsegundo par conjugado ácido-base : H2O e H3O+. Chama-se de par conjugado, porque em ambos os casos, um doa o próton e se transforma no outro: o HCl doa o próton e se transforma em Cl- e o H3O+doa o próton e se transforma em H2O.
Neste caso, o cloreto de hidrogênio atua como um ácido de Brönsted e a água como uma base de Brönsted, pois, quando gasoso, o cloreto de hidrogênio permanece intacto, mas quando dissolvido em água, o átomo de hidrogênio forma uma ponte de hidrogênio com