Excedentes de revalorização
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE OLIVEIRA DO HOSPITAL
Curso de Administração e Finanças
Contabilidade Financeira II
1º ano
2º Semestre
1)
As vantagens de revalorizar um activo consistem essencialmente em:
1º -Que a contabilidade da entidade transmita uma imagem mais fidedigna da posição financeira e desempenho da empresa, dando dela uma melhor imagem quer aos próprios accionistas, quer aos financiadores, quer ao público em geral;
2º-A revalorização dos activos permite que nos anos seguintes os valores das depreciações que correspondem a gastos, sejam ajustados à realidade e mais elevados, permitindo uma diminuição das tributações fiscais e uma consequente retenção de fundos na empresa.
As desvantagens de revalorizar só existem na medida em que:
1º Ao revalorizar os activos, os ganhos desse período não são realizados, só o serão pela venda ou pelo uso, mas podem esses valores ser abusivamente usados pela entidade para encobrimento de outros prejuízos.
2º- Pode tornar-se prejudicial, pois com um aumento do montante das depreciações a entidade apresenta mais gastos, e em consequência originar um resultado líquido negativo do período.
No caso particular desta entidade é aconselhável proceder à revalorização, já que o valor contabilístico será ajustado, baixando a tributação em mais-valias decorrentes da venda do activo
2)
Tendo em conta que está acordado com um cliente a alienação do edifício da sede em Outubro de 2013, decidiu a empresa solicitar a colaboração de um avaliador para proceder à sua avaliação e subsequente revalorização.
O avaliador atribui um valor de 220.000,00€ ao edifício e um período de vida útil remanescente de 20 períodos económicos, tendo a empresa com base nessa informação revalorizado o edifício em Agosto de 2011.
Junho de 2011
Vamos proceder a uma revalorização com base no justo valor, vulgarmente conhecido como método de valor corrente de mercado. Este método consiste em