Ciclos ecológicos
Nesta unidade, aprenderemos sobre os ciclos biogeoquímicos que movem a natureza e mantém a vida.
Todo ser vivo é formado por moléculas unidas formando as nossas células que, como vimos na unidade anterior, as células formarão tecidos, que formarão órgãos, etc. Essas moléculas, porém, são formadas por átomos que existem em todo o ambiente.
Reparou que não é só o ser vivo que é formado por átomos e moléculas?
A água, por exemplo, é formada por 2 átomos de Hidrogênio e 1 átomo de Oxigênio, e sua fórmula escreve-se assim: H2O.
Pois bem, esses átomos, são recicláveis. Toda vez que um organismo morre ou perde um pedaço do seu corpo, essa matéria orgânica retorna ao ambiente em forma de átomos. Lembra-se que falamos na unidade anterior que os fungos e as bactérias podem ser decompositores? Então, eles que farão o serviço de decompor a matéria até que sobre somente átomos. Esses átomos serão incorporados, de alguma forma, na vida de outros seres.
Vamos estudar os principais ciclos biogeoquímicos da natureza...
1. Ciclo da água
A água é de grande importância para a manutenção da vida. Seja para hidratação, alimentação ou reprodução, sem a água, não seria possível a vida. Por isso que, quando pesquisadores chegam a outros planetas, buscam água pra saber se há possibilidade de vida no local.
Como a água evapora, precipita e segue seu curso de forma cíclica, temos 2 ciclos da água.
1. Pequeno ciclo da água: não há participação de seres vivos. Nesse ciclo, a água existente em rios, lagos, geleiras, etc., evaporam (transformam-se em forma gasosa) e sobem para a atmosfera, onde, em camadas mais altas, condensa-se, formando nuvens que originam as chuvas, retornando à crosta terrestre. Esse movimento possibilita um ambiente mais favorável à vida.