Importância da avaliação ambiental
• Apesar dos esforços de vários setores sociais (Universidades, Empresas de consultorias, projetos e pesquisa; Órgãos Públicos, Ambientalistas, Organismos Internacionais, para estabelecer uma base metodológica para o desenvolvimento de estudos ambientais, isto a partir de 1972. Abordagens teórico-conceitual estabelecidas possui uma visão muitas vezes reducionista, por conseguinte não atendem os quadros gerais, quando envolve estudos de impacto ambiental, zoneamento ambiental, gerenciamento ambiental e eco-desenvolvimento regional; existindo assim um hiato entre o teórico e o pratico.
AVALIAÇÃO PARA A AMÉRICA LATINA
• Conforme a FAO “ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO”, a América Latina sofre problemas de implantação nas avaliações ambientais básicas, principalmente no que se refere à ocupação ordenada dos espaços territoriais, planificação regional e escolha de alternativas técnico-econômicas.
• Abordagens teórico-conceitual estabelecidas possui uma visão muitas vezes reducionista, por conseguinte não atendem os quadros gerais, quando envolve estudos de impacto ambiental, zoneamento ambiental, gerenciamento ambiental e eco-desenvolvimento regional; existindo assim um hiato entre o teórico e o pratico.
AVALIAÇÃO PARA A AMÉRICA LATINA
• A inexistência de um plano teórico-conceitual, metodologicamente estruturado que capacite o desenvolvimento de estudos ambientais e a implementação eventual de medidas de conservação necessárias. A inexistência de uma consciência eco política tanto pública quanto da própria sociedade civil, falta de gerenciamento nos diversos níveis, dificulta discussões necessárias para implantação de uma metodologia correta.
AVALIAÇÃO GERAL
• Para implantação de uma metodologia correta podem-se destacar os seguintes objetivos: conhecer, examinar e analisar as principais experiências de avaliação e gestão ambiental; mobilizar