Avaliação ambiental
Em decorrência do elevado nível de degradação do meio ambiente, vem se tornando crescente o número de empresas preocupadas em atingir e demonstrar um melhor desempenho ambiental.
Dessa forma, as organizações passam a adaptar-se para que haja uma convivência adequada com o meio ambiente. Nesse contexto, a variável ambiental está passando a ser vista, não simplesmente como um custo, como era no passado, mas como uma fonte adicional de eficiência e competitividade.
Assim, a gestão ambiental tem se configurado como uma das mais importantes atividades relacionadas a qualquer empreendimento, já que a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental estruturado e integrado à organização possibilita que os procedimentos relacionados às questões ambientais tornem-se eficazes.
As normas voluntárias de gestão ambiental, como a ISO 14 000, fornecem às organizações os elementos de um Sistema de Gestão Ambiental que as auxilia a alcançarem seus objetivos ambientais.
Como exemplo, os postos de combustíveis realizam atividades potencialmente geradoras de impactos ambientais, caracterizadas por contaminação do solo e das águas subterrâneas e superficiais, por meio de vazamentos de combustíveis, com riscos de incêndios e explosões.
Além disso, essa atividade vem se tornando cada vez mais complexa, visto que o custo de acidentes e incidentes ambientais cresce a cada dia. Portanto, realizar suas atividades de acordo com as normas e leis vigentes, bem como, estar atentos às boas práticas de trabalho para garantir a minimização de riscos ao meio ambiente, e à segurança e saúde, pois, é fundamental que a exposição aos riscos que esta pessoa está exposta em seu ambiente de trabalho seja minimizada ou mesmo eliminada.
Por tanto, a avaliação ambiental é uma peça fundamental na busca por esta tão almejada qualidade de vida no trabalho, nesse trabalho tem como objetivo principal demonstrar a importância da presença da avaliação ambiental no local de trabalho.
AVALIAÇÃO