extinçao
INTRODUÇÃO
Com a intensificação das transações, acordos e blocos comerciais no mercado Global, os processos de normalização, onde se insere a Certificação e a rotulagem, intensificaram-se devido "a necessidade de uso de uma linguagem comum para o estabelecimento de requisitos e desempenhos de ausência de riscos para o consumidor e o meio ambiente (FIGUEIREDO,2000:3)".
O crescimento do mercado verde foi estimulado pelas campanhas de conscientização e promovido pelos boicotes de consumidores a produtos que causavam impactos ao meio ambiente.
A preferência que os consumidores deram aos produtos que respeitavam e favoreciam ao meio ambiente incentivaram o surgimento do investidor verde. Que começa se ampliar "pela aliança entre ambientalistas, varejistas e consumidores"(CORREA, 1998:15).
"O crescimento da difusão da certificação e rotulagem ambiental extrapola a questão da inserção de barreiras não-tarifárias ecológicas e a expansão do ecobusiness, porque se refere a um processo de inovações com uso mais eficiente de energia e de matérias-primas, reduzindo o custo total da produção, mais que compensando os gastos com proteção ambiental e ainda aumentando o valor agregado do produto através do ecomarketing".(MAIMON,1996)
1. CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL
1.1 O QUE É CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
A certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é o instrumento que a empresa utiliza para comprovar sua relação positiva com o meio ambiente.
O credenciamento também chamado de "acreditação" dos organismos certificadores deve ser feitos segundo critérios rígidos e bem fundamentados, tendo como principais requisitos a estrutura organizacional, metodologia de trabalho e qualificação do corpo técnico aos objetivos e responsabilidades inerentes à atividade de certificação.
1.1.1 SURGIMENTO
Desde 1977, com a iniciativa alemã do selo Anjo Azul. A partir daí começaram a surgir os chamados rótulos ecológicos, baseados na