Impactos ambientais
1- Introdução a ecologia:
No sentido literal, Ecologia seria o estudo dos seres vivos em sua casa,no seu ambiente, ou ainda, a ciência que estuda as relações dos seres vivos com o meio ambiente.
Numa concepção mais moderna, a ciência que estuda a estrutura e funcionamento da Natureza,considerando que a humanidade é uma parte dela.
Com a criação da ciência Ecologia, surgiram os termos ecólogo e ecologista. Este identifica os militantes de organizações em defesa do meio ambiente, enquanto que ecólogo é o profissional -pesquisador, cientista, que tem formação e trabalha no campo da ecologia. 1.1- Meio Ambiente:
Para a ciência ecológica, o meio ambiente é o conjunto de condições físicas (luz, temperatura,pressão...), químicas (salinidade, oxigênio dissolvido...) e biológicas (relações com outros seres vivos) que cercam o ser vivo, resultando num conjunto de limitações e de possibilidades para uma dada espécie: o meio ambiente é tudo que nos cerca.
1.2- Habitat e Nicho ecológico:
O meio ambiente é o palco onde se desenrola todo o estudo da ecologia. Neste, segundo Odum, (1972), cada espécie considerada tem um ‘endereço’- hábitat, e desenvolve uma ‘profissão’ -nicho ecológico.
O hábitat de um organismo é o local onde ele vive; ou ainda, é o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento de suas necessidades básicas - nutrição, proteção e reprodução. O nicho ecológico é o papel de uma espécie numa comunidade - como ela faz para satisfazer as suas necessidades. As algas, por exemplo, têm o seu hábitat na água superficial de um lago (zona iluminada), e parte do seu nicho ecológico é a produção de matéria orgânica, através da fotossíntese, a qual serve de alimento para sua população e para alguns animais.
A resistência ambiental compreende todos os fatores - fome, enfermidades, alterações climáticas,competição, etc. - que impedem o