Exatas
Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a obra da Ponte JK impressiona pela funcionalidade e pela arquitetura monumental que transformam o empreendimento em uma execução ímpar da engenharia brasileira. A forma estrutural adotada conta com três arcos que sustentam, por meio de estais de aço, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um, o que representa um desafio imposto pela arquitetura e vencido pela engenharia, inspirados pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água, a obra se integra ao conceito de Brasília, aliando beleza e inovação.
Além disso, a obra vai contribuir para descongestionar as outras duas pontes sobre o Lago Sul, onde o tráfego diário tem um fluxo de mais de 100 mil veículos. Além disso, a Ponte JK deve reduzir o trânsito entre os bairros que contornam a região. A obra se integra ao conceito de Brasília, aliando beleza e inovação.
Ponte Juscelino Kubitschek
A Ponte Juscelino Kubitschek, também conhecida como Ponte JK ou Ponte do Mosteiro, está situada em Brasília, ligando o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central do Plano Piloto. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a estrutura da ponte tem um comprimento de travessia total de 1,2 quilômetros, largura de 24 metros com duas pistas, cada uma com três faixas de rolamento, duas passarelas nas laterais para uso de ciclistas e pedestres com 1,5 metros de largura e comprimento total dos vãos de 720 metros.
De concepção inédita, a ponte é estaiada sob três arcos formados por vigas metálicos curvas tipo caixão.
A Usiminas Mecânica foi responsável pela fabricação de cerca de 10 mil toneladas de estruturas metálicas, engenharia e projetos detalhados, fabricação, transporte, pré-montagem, montagem e lançamento das estruturas metálicas, inclusive dos arcos centrais.
A obra já se transformou em marco da arquitetura brasileira. Os arcos foram projetados na diagonal de cada tabuleiro, em aço SAC 50 Usiminas, com alta resistência estrutural e à