Sistemas Estruturais
A construção do Aeroporto Internacional de Taubaté, na região do Vale Paraíba, faz parte de um amplo conjunto de obras que visa melhorar a infra-estrutura de transportes do Litoral Norte ao vale do Paraíba.
Nosso Aeroporto apresentar uma infra-estrutura e serviços necessários para atender aos pousos e decolagens de aviões além de possuir um terminal de passageiros com estrutura adequada para uma demanda dos mesmos, tendo em vista o conforto e agilidade nos serviços.
Pista
As cabeceiras das pistas dos aeroportos precisam ser livres de quaisquer obstáculos que possam atrapalhar ou pôr em risco a operação de uma dada aeronave. A reta de aproximação final de aeronaves, por isto, precisa ser livre de obstáculos.
Pistas de aterragem e descolagem devem ser construídas levando-se em conta o padrão dos ventos da região: os ventos precisam ser paralelos à pista em pelo menos 95% do tempo, para a segurança de uma operação de pouso ou descolagem, onde ventos laterais nunca são bem-vindos; quando acontecem, criam turbulência na aeronave, aumentando muito as probabilidades de um acidente. Quando uma dada região não possui constantes ventos paralelos à pista de pouso, a construção de uma nova pista, em um ângulo perpendicular à primeira, é aconselhada.
Terminal
Constituído por um único terminal térreo terá uma área Construída de 222.000,00 m². Tendo como funções básicas a mudança do meio de transportes: terrestre para aéreo e vice – versa.
O layout utilizado foi do tipo linear, é simplesmente uma extensão do conceito de terminal simples proporcionando mais portas e mais espaço dentro do terminal para emissão de bilhetes e de processamento de passageiros.
Linear
Nível de processamento 1, embarque e desembarque no mesmo andar, volume anual de passageiros de 150 mil/ano, dimensionamento do TPS área por componentes.
Componentes principais do TPS.
Embarque – Saguão de embarque; check-in; controle de