Sistemas estruturais
Introdução
Fábio de Alencar Lima N° 380253
Prof. D. Vicente Helano
Sumario
1. Introdução
2. Historia
3. Sistemas Estruturais
4. Concreto Armado
5. Concreto Protendido
6. Estruturas de aço
7. Estruturas mistas
8. Estruturas de madeira
9. Referências Bibliográficas
Introdução
Segue relatório da aula de palestra do curso de engenharia civil na competência de introdução a engenharia, palestra feita pelo prof. André Freitas.
Em base, um sistema estrutural tem como função repassar as cargas recebidas por toda a edificação e direcioná-las a um ponto, geralmente uma fundação abaixo do solo, servindo assim como caminho seguro.
Vemos assim a grande importância que um sistema estrutural desempenha em uma edificação, e qual importante é analisá-la, planejá-la e executá-la bem. Para tanto é necessário um estudo detalhado sobre as cargas que a edificação terá de suportar, por isso é importante conhecer o uso permitido do edifício (plano diretor do município), e a densidade populacional do edifício.
Os principais requisitos da estrutura são: a segurança, durabilidade, economia, funcionalidade estética. A estrutura deve ainda resistir ao vento, descargas atmosféricas, terremotos, incêndios, e ter um valor razoável de custo de mão-de-obra e materiais.
Alem de pensar nos esforços solicitantes da estrutura, o engenheiro ainda se preocupa com toda a parte estética do edifício, denominadas geralmente pelo arquiteto do projeto. Isso faz importante a boa comunicação entre as partes para que haja a solução de ambos em qualquer erro encontrado no momento da construção.
Os sistemas estruturais são amplamente utilizados hoje em dia em qualquer tipo de obra, que vão de edificações de grandes vãos até obras de arte.
Para que melhor entendamos o assunto, vamos definir alguns elementos estruturais básicos de obras.
Elementos estruturais básicos: lajes, vigas, pilares.
São os elementos que compõem o esqueleto estrutural usual de edifícios, e