Sistemas estruturais
INTRODUÇÃO
A FUNÇÃO DA ESTRUTURA É FORNECER UM CAMINHO SEGURO PARA AS CARGAS DA SUPERFICIE PARA A INFRAESTRUTURA, PARA TANTO É PRECISO PLANEJAR, PROJETAR E CONSTRUIR.
PLANEJAR
É SELECIONAR O ESQUEMA ESTRUTURAL MAIS CONVENIENTE, E DEFINIR SEU ARRANJO GERAL, ESTIMAR DIMENSÕES COM BASE EM CRITÉRIOS DE SEGURANÇA, ECONOMIA, FUNCIONALIDADE E ESTETICA.
PROJETAR
É FAZER A DETERMINAÇÃO DOS ESFORÇOS SOLICITANTES, A DEFINIÇÃO PRECISA DAS DIMENSÕES E A IDEALIZAÇÃO DE SUAS CONEXÕES E VINCULOS.
CONSTRUIR
MATERIALIZAR O QUE FOI PROJETADO.
OS PRINCIPAIS REQUISITOS DA ESTRUTURA SÃO: * SEGURANÇA * DURABILIDADE * ECONOMIA * FUNCIONALIDADE * ESTETICA
A ESTRUTURA DEVE RESISTIR AO VENTO, DESCARGAS ATMOSFERICAS, TERREMOTOS, INCÊNDIOS E TER UM VALOR RAZOAVEL DE CUSTO DE MÃO – DE –OBRA E MATERIAIS.
NA ANTIGUIDADE, A ESTETICA DETERMINAVA A ESTRUTURA, COM ISSO, ALGUNS MATERIAIS FORAM INCORRETAMENTE UTILIZADOS. HOJE, SABE – SE QUE A CORRETA UTILIZAÇÃO DA ESTRUTURA É IMPORTANTE PARA A OBTENÇÃO DE SATISFAÇÃO ESTETICA.
“O CONHECIMENTO DA ESTRUTURA PELOS ARQUITETOS É DESEJÁVEL, E UMA ESTRUTURA CORRETA SÓ PODE CONTRIBUIR PARA A BELEZA DA ARQUITETURA.” (MARIO SALVADORI) A ESTRUTURA DAS CONSTRUÇÕES ÉCOMPOSTA POR VARIOS MATERIAIS ADEQUADAMENTE DISPOSTOS E SOLIDARIZADOS. EXISTEM VARIAS OPÇÕES DE SISTEMAS ESTRUTURAIS APARA EDIFICIOS NO CASO DA UTILIZAÇÃO DO CONCRETO ARMADO, A MAIORIA DELAS SE COMPÔE DE LAJES, VIGAS, PILARES E PAREDES ESTRUTURAIS.
ESSES SISTEMAS POSSUEM VARIAÇÕES, CONFORME SE AUMENTA A ALTURA DOS EDIFICIOS, PODENDO INCLUSIVE AGREGAR ELEMENTOS DE AÇO OU ELEMENTOS MISTOS AÇO – CONCRETO.
DENTRE AS POSSIBILIDADES ESTÃO A UTILIZAÇÃO DE LAJES DE CONCRETO ARMADO OU MISTAS, VIGAS E PILARE S EM CONCRETO ARMADO, MISTOS OU EM AÇO.
NAS FIGURAS SEGUINTES ESTÃO COLOCADOS ALGUNS ARRANJOS POSSIVEIS DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS PERMITINDO QUE SE TENHA UMA VISÃO GERAL DO QUE HOJE É FEITO NO BRASIL E NO MUNDO. (ENCONTRA – SE NO ARQUIVO