Sistemas estruturais
TRABALHO SOBRE TRELIÇAS
Trabalho apresentado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), como parte da disciplina de Sistemas estruturais, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, ministrada pela Professor João Carlos Cordeiro Barbirato.
Maceió
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
METODOLOGIA 04
ANÁLISE DOS RESULTADOS 05
CONCLUSÃO 18
ANEXOS 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
A engenharia enfrenta diariamente, um dos maiores empecilhos ao relaciona-se à concepção de sistemas seguros e economicamente viáveis para estabilizar grandes vãos projetados pelos arquitetos. A maior aplicação dos grandes vãos acontece nas estruturas de pontes ou "obras-de-arte". Aparecem então estruturas caras e monumentais, aplicando o que há de mais atual em tecnologia dos materiais, modelos de análise e técnicas de execução.
Porém, grandes vãos são também exigidos para estruturas de coberturas, pela necessidade de abrigar um elevado número de pessoas em ambiente sem divisórias, em teatros, auditórios e ginásios, podendo aqui serem aplicados sistemas leves, como as membranas tensionadas têxteis, as treliças tridimensionais de alumínio ou aço, entre outros.
A busca por grandes espaços em edificações está inserida em uma das mais importantes tendências que vêm orientando a evolução das técnicas de edificação dos últimos cem anos: a busca por maior flexibilidade . Havendo a necessidade de criar grandes vãos em pisos, possibilitando espaços com o mínimo de pilares ou outros elementos verticais, torna-se necessária a concepção de sistemas suficientemente rígidos à flexão, procurando a otimização das seções das peças compostas destes materiais, visando continuar obtendo soluções as mais