Exames contrastados
KÉREN.F.D.DOS SANTOS E ANDREIA VASCONCELLOS DALLA PORTA
EXAMES CONTRASTADOS EM RADIOLOGIA COMPUTADORIZADA
DANIELE AIMI
Santa Maria
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade relatar o conceito e como se procede um exame contrastado na radiologia computadorizada.Percebe-se que este exame diagnostica prováveis patologias em órgãos moles em pacientes de todas as idades,com o uso de meios de contrastes radiopacos e contrastes radioluminecentes.
Esses exames devem ser realizados com muito cuidado, pois há o risco do paciente aspirar o meio de contraste radiopaco.Neste exame o paciente deve ser alertado dos possíveis sintomas,mas deve-se sempre tomar cuidado para não induzir sintomas ao mesmo.
EXAMES CONTRASTADOS NA RADIOLOGIA COMPUTADORIZADA.
São substâncias que ao serem introduzidas no organismo, devido a sua composição contendo elementos de números atômicos elevados ou baixos, proporcionam maior ou menor atenuação aos raios X.
Meios de contrastes são substâncias radiopacas ou radio transparente utilizada para o estudo anatômico radiológico.
• CONTRASTES NEGATIVOS
São substâncias que contêm elementos com números atômicos baixos, como o gás atmosférico (oxigênio (O2), nitrogênio (NO2) e outros gases.
Atualmente os contrastes radiológicos negativos são usados em exames como pneumoartrografia (injeção de gás e contraste na cavidade articular) e enema baritado com duplo contraste (injeção de gás e contraste baritado no reto e no intestino grosso.
• CONTRASTES POSITIVOS
São substâncias que contém elementos com números atômicos altos,com grande quantidade de elétrons nas suas coroas eletrônicas,que proporcionam maiores atenuações aos raios-x .
Os