Exame economica
Tendâncias |23/12/2010 11:28
As áreas mais promissoras para abrir um negócio em
2011
Conheça os oito setores indicados por especialistas como boas oportunidades para um nova empresa Sâo Paulo - Corn o frenesi que a Copa do Mundo e a Olimpíada já estäo provocando no país, algumas área estäo aquecidas e podem ser promissoras para o desenvolvimento de novos negocios. Urn estudo feito pelo Programa de Estudos do Futuro da Fundaçäo de Instituto de Administraçâo (Profuturo/FIA) indicou que ha urna expectativa geral de aumento da participaçäo das atividades empreendedoras e o setor de serviços deve ser o que vai render os melhores negocios nos próximos 20 anos.
Áreas como Saúde, turismo, alimentaçäo e consultorías estaräo em evidencia. Terceira idade, sustentabilidade e planejamento tinanceiro säo temas que também devem se destacar ern 2011. “Numa forma geral, todas essas ótimas oportunidades de investimento na próxima década”, explica o diretor superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella.
1. Serviços
Tortorella ressalta que, mesmo sem os grandes eventos esportivos, o país, ern especial a cidade de Säo
Paulo, ja teria um incremento na demanda por serviços, o que indica urn aumento no potencial desses tipos de negocios. “Nos últimos dez anos o setor de serviços crescia a 27% ao ano. Desde 2005, tem crescido 38% ao ano”, justifica. “Os eventos väo acelerar essa grande tendência”, justifica.
2. Infraestrutura
Outro ponto que independe de Copa ou Olimpíada é a infraestrutura. As obras do PAC e do pré-sal se mantem e apesar das pequenas empresas näo participarem diretamente, há muito espaço para negócios.
“A construçäo civil e quem atua ou presta serviço nessa área tem potencial de crescimento com obras públicas, rodovias, metrôs e Iinhas rodoviárias e ferroviarias”, opina Dariane Castanheira, professora do
Programa de Capacitaçäo da Empresa em Desenvolvimento da Fundaçäo de Instituto de