Economizando energia elétrica com aquecedor solar
É possível economizar quase R$ 4 mil por ano, utilizando energia solar para aquecer água em casa. Em dois anos, você paga o investimento nos equipamentos que duram 15 anos.
As casas equipadas com coletores solares, tem redução em torno de 30% com gastos em eletricidade. A energia usada é uma energia limpa, gratuita e infinita.
No ano passado, esse setor cresceu 21,1% com a onda verde, e pelo apagão de 2001.
Até o final do primeiro semestre de 2011, o Brasil tinha mais de 6,6 milhões de m² de coletores instalados.
Esse fortalecimento aumentou o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos, agora os melhores são capazes de esquentar a água até 90 Cº.
A mão de obra é disponibilizada pelos próprios fornecedores, e também a manutenção.
Hoje em dia, os coletores então presentes em mais de 90% dos projetos de alguns arquitetos. Conte com a ajuda de um técnico especializado no assunto para dimensionar o número de coletores de acordo com o consumo de água da residência e a quantidade de pontos a receber o aquecimento – ele também especifica as distâncias corretas entre todas as peças no telhado
Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol), vinculado à Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava). Selecione sempre os equipamentos certificados.
O que diz a legislação
No Brasil, existem 37 normas que incentivam o uso de aquecedores solares. Das 26 que já entraram em vigor, apenas duas esperam regulamentação. boa parte delas, como a no 14 459, em vigor na cidade de São Paulo desde 2003, obriga a adoção do sistema nas novas edificações com mais de três banheiros. Algumas leis estaduais preveem também incentivos por meio de isenções fiscais. existem 30 projetos em tramitação no país. O mais abrangente está sendo avaliado na Câmara dos Deputados e prevê deduções no imposto de renda que vão de 25 a 100% do