Aquecedor solar sustentável
Aquecedor solar sustentável
Juazeiro-Ba
2012
Josevaldo Carvalho
Kelvin Alves
Luís Fernando
Roberto Moreno
Rodrigo Dantas
Aquecedor solar sustentável
Docente: Antônio Pereira Filho
Juazeiro
Outubro 2012
1.0.Introdução
O aquecedor solar foi desenvolvido por José Alcino Alano, morador de Tubarão-SC. Esta invenção lhe valeu a conquista do Prêmio Super Ecologia de 2004, oferecido pela revista “Super-Interessante”.
O Objetivo deste projeto é economizar energia elétrica, beneficiar o meio ambiente e despertar nas pessoas a consciência de que todas essas embalagens pós-consumo disponíveis no meio ambiente, por exemplo, garrafas PET e embalagens cartonadas longa vida, podem transformar-se em algo útil.
O registro do aquecedor solar foi feito junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), pelo Sr. José Alano, para garantir a finalidade social, evitando que alguém tentasse usar essa invenção com interesses comerciais. Assim proporcionando uma melhor qualidade de vida a muitas pessoas já que o objetivo não é extrair dividendos na comercialização, mas sim, gerar emprego e renda para cooperativas de catadores, instituições, associações de moradores, entre outras.
2.0. O aquecedor
2.1 Principais materiais Este coletor solar diferencia-se dos demais no que tange aos materiais utilizados na sua construção e rendimento térmico. Com intuito de baixar os custos, utiliza-se colunas feitas de tubos de PVC na área de absorção térmica, sendo mais barato do que os tubos de aluminio ou cobre. As garrafas PET pós-consumo e as embalagens longa vida pós-consumo, substituem a caixa metálica, o painel de absorção térmica e o vidro, utilizados nos coletores convencionais. O calor absorvido pelas embalagens longa vida, pintadas de preto fosco, é retido no interior das garrafas e