Marx
Foi um sociólogo, economista, historiador, cientista político e jornalista que viveu em 1818 e 1883 que, em sua obra, falou que a sociedade é dividida em superestrutura e infraestrutura. A superestrutura é composta pelo Estado, pelo Direito, etc. E quem sustenta essa superestrutura é a infraestrutura, que é composta pela luta de classes. Luta de classes é a desigualdade entre as classes econômicas. Para explicar a luta de classes, Marx fala na teoria da mais-valia, que é o fato das pessoas produzirem e a maior parte do lucro ir para os patrões, que normalmente pouco trabalham.
Resumindo: A mais-valia faz com que uma classe fique cada vez mais rica e outra cada vez mais pobre. Isso gera a luta de classes. A luta de classes compõe a infraestrutura, que é a base da superestrutura. Ou seja, segundo Marx, o Estado depende da luta de classes para existir e por isso não toma medidas drásticas para acabar com a desigualdade econômica.
Karl Marx (1818-1883) Teórico politico e economista alemão cujas idéias foram a base do Marxismo, a teoria q esta na base do Comunismo. Acreditava q a história era formada por contradições econômicas q Causavam o colapso dos sistemas econômicos e sociais e q o Capitalismo era inerentemente imperfeiro. De acordo com Marx, o mundo industrializado era dominado por uma burguesia capitalista. A luta culminaria numa revolução e numa ditadura temporária do proletariado, q iria por fim a exploração e criar um sociedade utópica sem classes, na qual o Estado, desapareceria e o povo seria dono coletivamente dos meios de produção. As teorias de Marx foram aplicadas na Rússia por Lenin e s/sucessores depois da Revolução Russa de 1917. Após um sucesso inicial no desenvolvimento industrial e durante a Segunda Guerra Mundial, os governos Marxistas da Rússia e do leste Europeu ruiram na décado de 1980.Marx fez a maior parte dos s/estudos na sala de leitura de British Museum. Está enterrado no cemitério de Highgate em