ECONOMIZANDO ENERGIA
Cada vez que você acende uma lâmpada ou liga um automóvel, é como se estivesse usando a energia do sol. De fato, a energia elétrica dissipada na lâmpada provavelmente foi gerada em uma usina elétrica, e a energia solar é a responsável pelo circulo da água. O petróleo, do qual foi obtida a gasolina que alimenta o motor do carro, também armazena energia do sol. Mas será que toda essa energia esta sendo utilizada racionalmente? Em
2008, de acordo com o relatório da Agência Internacional de
Energia, o consumo anual per capita de energia elétrica no
Brasil foi de 2.234 kWh. Essa é uma quantidade de energia relativamente alta se consideramos que é uma média per capita e que boa parte dessa energia poderia ter sido poupada.
ECONOMIZANDO ENERGIA
Praticamente tudo o que fazemos exige enorme quantidade de energia. Além do uso direto de energia, todos os materiais que utilizamos desde uma simples folha de papel a um copo descartável de papel, exigem durante sua industrialização um grande gasto energético que provocam alterações no ambiente. Por isso, é sempre aconselhável ter bom-senso na utilização de qualquer forma de energia e dos objetos utilizados em nosso dia-a-dia. Lembre-se também de que economizar faz bem ao próprio bolso.
Visando a economia de energia elétrica, o governo tem implantado, em algumas regiões do Brasil, o horário de verão. Entretanto, a crise de energia, tomou contornos alarmantes ainda no inicio de 2001, obrigando o governo a implantar um plano nacional de economia energética, envolvendo não só os poderes públicos, mas toda a população, com restrição de consumo nas residências, no comércio e nas indústrias.
O PETRÓLEO E SEUS
DERIVADOS
A gasolina e o diesel são combustíveis derivados do petróleo, utilizando em quase metade da frota nacional de veículos; álcool e o gás completam o consumo.
A maneira mais racional de se economizar gasolina é o uso de transporte público.
O rodízio de caronas entre pessoas que moram, trabalham ou