Evolução e Pensamento Administrativo
Faculdade de Ensino de Minas Gerais
Idalberto Chiavenato
Teoria Geral da Administração
Abordagem Sistêmica da Administração
Belo Horizonte
2013
Introdução
Abordagem sistêmica é uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa. É baseada na idéias de um determinado objeto de estudo possui diversas dimensões e facetas que podem ser estudadas e entendidas por diversas ciências e que conceitos e princípios emanados de diferentes ciências podem ser empregados no estudo e compreensão de determinado fenômeno.
A Abordagem Sistêmica da Administração trata de três escolas principais:
· Cibernética e Administração
· Teoria Matemática da Administração
· Teoria de Sistemas
.
·
Abordagem Sistêmica da Administração
O biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy elaborou, por volta da década de 50, uma teoria interdisciplinar capaz de transcender aos problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais e modelos gerais para todas as ciências envolvidas, de modo que as descobertas efetuadas em cada ciência pudessem ser utilizadas pelas demais. Essa teoria interdisciplinar - denominada Teoria Geral dos Sistemas (TGS). Demonstra o isomorfismo das ciências, permitindo a eliminação de suas fronteiras e o preenchimento dos espaços vazios entre elas. Essa teoria é essencialmente totalizante: os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes.
A TGS se baseia na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração. Os vários ramos conhecimento passaram a tratar seus de estudos como sistemas.
A Teoria Geral da Administração passou por uma gradativa e crescente ampliação do enfoque desde a abordagem clássica ate a abordagem sistêmica. Na época da abordagem