Evolução histórica da família no brasil
1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA FAMÍLIA
Sumário: 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA FAMÍLIA. 1.1 FAMÍLIA SOB A PERSPECTIVA DO DIREITO COMPARADO. 1.1.1 A Família no Direito Romano. 1.1.2 A Família no Direito Canônico. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
1.1 FAMÍLIA SOB A PERSPECTIVA DO DIREITO COMPARADO
Vários são os estudos a respeito da família, sobre a sua formação histórica desde as primeiras manifestações até o momento contemporâneo.
Ao se estudar a história da humanidade, percebe-se que a entidade familiar é a primeira expressão humana no que se refere à organização social, pois, desde o surgimento do homem, a família existe, ainda que de forma involuntária e natural, tendo como funções básicas à reprodução e a defesa de seus integrantes.
Alguns estudiosos, como Cristiano Chaves de Farias (2007, p.01), afirma que “ não existe dúvida de que a família, na história dos agrupamentos humanos, é o que precede a todos os demais, como fenômeno biológico e social, motivo pelo qual é preciso compreendê-la por diferentes ângulos”. De acordo com os relatos históricos, pode perceber-se que desde a origem da civilização, os seres humanos reuniam-se procurando a constituição de uma família, formando-se os chamados agrupamentos humanos sob diversas formas e finalidades.
Assim, conforme relata Bittar (1989, p.01), é mister verificar, que o homem tende a aproximar-se de seus semelhantes com o intuito de satisfazer suas necessidades próprias, patrimoniais ou pessoais, vinculando-se por meio de ideais, sentimentos e interesses recíprocos.
É, portanto, a instituição familiar mais antiga do que o Estado, até, talvez, do que a própria religião e, conseqüentemente, anterior ao Direito. Nessa linha de pensamento, expressa-se Euclides Oliveira (2003, p.23): “primeira e principal forma de agrupamento humano, a família preexiste à própria organização jurídica da vida em sociedade, por isso lhe dá origem, sendo considerada à célula mater de uma nação. Sua formação decorre,