Evolução história da qualidade
Walter Andrew Shewhart (New Canton, 18 de março de 1891 — 11 de março de 1967) foi conhecido como o "pai do controle estatístico de qualidade".
A contribuição mais importante de Shewhart foi o desenvolvimento do Controle Estatístico de Qualidade. A ideia era incorporar o uso de vários aleatórias independentes e identicamente distribuídas. O princípio geral por trás da ideia é que quando um processo está em estado de controle e seguindo uma distribuição particular com certos parâmetros o propósito é determinar quando o processo se afasta deste estado e as ações corretivas que devem ser tomadas.
• Criou o CEP
• Criou a carta de controle para a média (famosa Xbar)
• "Os dados não tem significado se apresentados à parte de seu contexto"
• "Conjuntos de dados possuem sinais e ruídos. Para ser capaz de extrair informação, deve-se separar o sinal dos ruídos dentro dos dados".
• Implementou o CEP para a Bell Telefones em busca da redução de falhas nos sistemas, tornando viável a alguns sistemas elétricos serem implementados no subsolo como resultado da redução da necessidade de manutenção.
Seu trabalho está sumarizado no livro Economic Control of Quality of Manufactured Product, publicado em 1931.
William Edwards Deming (Sioux City, 14 de outubro de 1900 — Washington, 20 de dezembro de 1993), é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão.
Os 14 pontos para a gestão descrevem o caminho para a qualidade total, o qual deve ser continuamente aperfeiçoado. São eles (Deming, 1990:18):
1. Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar empregos.
2. Adotar uma nova filosofia. Vivemos numa nova era