Evolução dos sistemas
Neste trabalho vamos apontar as diversas modificações, e mostrar um pouco da história da organização e evolução dos sistemas táticos no futebol de campo, espalhados pelo mundo. É importante entendermos como ocorreu essa evolução e organização pra termos o entendimento do futebol como um todo, esporte muito praticado no mundo, que poucos sabem sua trajetória, e evoluções necessárias. E nesse trabalho vamos apontar detalhadamente, as formas de como ocorreu às organizações e evoluções, ou seja, como eram e é utilizado, o que são suas funções e variações.
Este trabalho será divido em capítulos, para podermos mostrar passo a passo, dessa evolução que ocorreu no sistema. O primeiro irá apresentar uma breve explicação sobre sistemas e histórico dos sistemas. O segundo as demarcações do campo, como era e são nos dias de hoje. No terceiro capitulo lei do impedimento. Quarto as evoluções dos sistemas, táticos defensivos e ofensivos. Quinto capitulo, datas sobre as modificações e criações do futebol. E o sexto capítulo algumas curiosidades na história do futebol. E por último, a conclusão do trabalho.
SISTEMAS
Objetivo de uma equipe de futebol é entrar em campo, e definir o papel de cada jogador e não sobre carregar ninguém. Todos jogando de maneira organizada, para ser a equipe vencedora. Por volta de 1880, praticamente não havia sistema de jogo, era tudo criado improvisadamente, e as posições eram muito coletivas. As equipes não tinham sistemas táticos e organização tão pouco. Desde então, na década de 1880 foi surgindo os primeiros esquemas de ocupação de campo, sendo o efetivo e adotado por muitas equipes inglesas o 1-2-3-5 (goleiro, dois zagueiros três médios e cinco atacantes).
O sistema ocorre de uma forma geral nas dimensões do campo, pois dessa forma será ocupada por todos os jogadores no setor defensivo e ofensivo. O sistema não pode ser mudado a todo instante pelo treinador, mas deve ter suas estratégias para criar situações de jogo, de