EVOLUÇÃO SISTEMAS COMPUTACIONAIS
Introdução
A informática, como tudo, começou em algum lugar.
Comecemos então por ver a definição da palavra informática: a palavra informática é derivada de duas outras palavras associadas a ela, a primeira é informação e a segunda é automática. Essas palavras definem os principais objectivos que foram atingidos pelos computadores, a necessidade de se obter e fazer o tratamento da informação de forma automática, fez com que surgisse justamente esta palavra.
O meio mais comum da utilização de informática, hoje em dia, são os computadores mas, antigamente, não existiam. Assim sendo, eram utilizadas outras ferramentas que melhorassem o processamento de informação, e a sua rapidez. Nesta apresentação veremos como surgiu a informática e como foi a sua evolução até ao presente.
Como surgiu a informática
É sabido que os humanos sempre tiveram a necessidade de calcular, seja para dividir os animais em grupos, definir os limites de suas terras ou repartir a comida. Usou-se os dedos, fezse marcas na areia ou nas pedras, mas em um determinado momento esse tipo de técnica já não era mais suficiente para cálculos mais complexos. Se voltarmos atrás no tempo, por volta de 2000 a.C., vemos um dos primeiros mecanismos criados para tratamento de informação: o Abaco, que já na altura era uma ferramenta melhorada (o que prova que a origem da informática remonta a tempos anteriores a este), foi o ponto de partida para o inventar de novas formas de calcular, mais fácies e rápidas dando assim origem á informática.
História dos
Computadores/Informática
Pré-história (…-1946)
Há cerca de quatro mil anos (2500 a.C.), povos primitivos desenvolveram sistemas de cálculo e numeração mais poderosos do que os até então existentes, mas sem usar nenhum "aparelho" para isso. Por volta de quinhentos anos mais tarde, surgia o primeiro instrumento capaz de calcular com precisão e rapidez. Composto de varetas