Arquivo de boas praticas interessante
Manual de Boas Práticas
Desde que o homem começou a conviver em sociedade, achou necessário que existissem algumas regras, para que as ações individuais não afetassem o grupo.
Observado isto, o homem começou e instituir normas e atitudes, para que quando seguidas de alguma forma exercesse proteção ao grupo e facilitasse a sua própria sobrevivência.
Com o advento dos tempos modernos e a maior necessidade de controlar a qualidade dos alimentos, se lançou mão de normas e desta vez expressas em regulamentos e leis.
Sabendo que cada segmento do serviço de alimentação deve fornecer as condições necessárias para proteger os alimentos enquanto estes estiverem sob seu controle, devemos então nos ater às normas e leis vigentes que contemplem estas necessidades, fazendo assim, a segurança alimentar.
Este documento é de grande importância para a Vigilância Sanitária, pois é nele em que os fiscais irão se basear, observando no caso se os procedimentos aplicados pelo restaurante, condizem com as normas da legislação. Como exemplos para referencias de Legislações, podem ser citadas RDC 216, RDC 275 ambas federais e a Portaria 1210/06 do Município de São Paulo.
O Manual de Boas Praticas (M.B.P.) serve então, como fonte de pesquisa para todos os funcionários envolvidos no processo de manipulação de alimentos, afim de que todos estejam cientes e façam cumprir a excelência no controle de qualidade dos alimentos produzidos.
Este Manual deve ter uma abordagem ampla e detalhada, com linguagem simples e de fácil entendimento, cobrindo assim muitos aspectos operacionais da planta e de pessoal.
Neste documento, também devem estar expressas detalhadamente todas a operações realizadas pelo estabelecimento, como itens referentes a manutenção da higiene (pessoal, utensílios, equipamentos e instalações), mecanismos para o controle da qualidade de água potável, controle da saúde dos funcionários, controle de pragas urbanas e métodos para medição e garantia da qualidade