Empreendedorismo
RESUMO
ALUNO
Tiago Gil de Oliveira Margarida – thiagogill@gmail.com
PROFESSOR:
Alan Jones Lira de Melo
CAICÓ – RN
18 de maio de 2012
Resumo
A cada vez mais tem ficado para trás, o sonho profissional dos jovens em passarem em concursos públicos para conseguir emprego, antigamente esse era o maior sonho de qualquer jovem conseguir um emprego, se possível público, para entrar e sair depois de 30 anos, contando com a estabilidade e aposentadoria. Mas, o mundo mudou, a globalização globalizou e os avanços mais modernos da tecnologia fazem parte da nossa vida diária (e do trabalho...). Tudo está diferente. O emprego existe, mas diminuiu; exige mais formação profissional e tem deixado de ser estável. Quem quer entrar no mundo do trabalho precisa estar atento ao novo perfil: no emprego ou fora dele, há espaço para quem é empreendedor.
O empreendedor vislumbra, xereta e antecipa o que tem de possibilidades de acontecer. E para isso manda as idéias, suas amigas íntimas, fazerem um test drive no túnel do tempo.
Cada vez mais pessoas no mundo e o número de empregos também é cada vez menor. Como resposta a essa situação, estão sendo criadas outras formas de trabalhar sem depender de um emprego. Tem gente que desiste antes de começar, assim como tem quem espere cair do céu; o empreendedor, não. No mesmo cenário em que uns não enxergam nada e outros só encontram impossibilidades, o empreendedor consegue identificar oportunidades para novas iniciativas, chamadas de empreendimentos, ou seja ele consegue enxergar algo que ninguém conseguiu enxergar, é praticamente isso que o texto o “O empreendedorismo e a globalização” tenta mostrar.
Mas de onde veio as palavras empreendedorismo ? ... e empreendedor ?
Empreendedorismo é uma tradução livre de entrepreneurship (do inglês) é utilizado para dar nomes aos estudos sobre o