Evolução dos Sistemas Operacionais
Rafaela da Silva Leone
Danielle de Souza Garrido
Jundiaí
2013
Evolução dos Sistemas Operacionais
Rafaela da Silva Leone
Danielle de Souza Garrido
Trazer conhecimento aos que buscam conteúdo.
Jundiaí
2013
Dedico a todos os familiares e professores que nos auxiliaram nessa pequena jornada e que sempre poderemos contar com eles.
Agradecimentos
Agradecemos aos professores que sempre estiveram dispostos e tiveram paciência em sempre nos ajudar em nossas dificuldades e por sua insistência em nos formar não só profissionais como pessoas melhores
Resumo
A evolução dos sistemas operacionais foi uma consequência dos avanços ocorridos no hardware dos computadores. Temos três níveis de gerações de sistemas operacionais:
O primeiro nível integrado pelos sistemas operacionais básicos, surgidos nos anos cinquenta, limitava-se a auxiliar os programas nas operações de entrada e saída e na tradução nos programas fonte, escritos em linguagem pouco evoluídas.
O segundo nível esteve disponível na década de 60 e a sua ajuda à programação foi mais decisiva, proporcionando tradutores simbólicos mais evoluídos, programas de serviços para transferência de informação entre periféricos e programas de controle de entrada e saída, ou seja, os famosos IOCS( Input Output Control System).
O terceiro nível de sistemas operacionais surgiu na década de 70. A contribuição destes sistemas à programação foi tão grande que foram rompidas as normas clássicas do processo informático. Os tradutores de altíssimo rendimento então incorporados têm permitido hoje em dia a utilização de linguagem de programação simbólica quase idênticas à linguagem utilizada pelo homem, reduzindo sensivelmente o tempo gasto na produção bem como o tempo de aprendizagem de novas linguagens.