evolucao dos sistemas operacionais
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Evolução do Sistema Operacional, bem como a integração do hardware, software, características, usuários e ambientes, abordando os avanços que marcaram cada época e que influenciaram significativamente no desenvolvimento da informática para a sociedade nos dias atuais.
.
O matemático inglês Charles Babage projetou o primeiro computador digital verdadeiro. Embora ele não tenha conseguido por o seu projeto em funcionamento porque era um modelo matemático e a tecnologia da época não era capaz de produzir as partes mecânicas.
No inicio da década de 1940 os primeiros computadores não possuíam sistemas operacionais. Nessa época toda a programação era feita em linguagem de máquina, conectando fios com plugs em painéis para controlar funções da máquina. As linguagens de programação não eram conhecidas ainda nem a linguagem Assembley, pois nesse período nem se falava em sistema operacional.
Já por volta de 1950, com a criação do transistor, os computadores se tornaram mais confiáveis, uma vez que essas maquinas eram colocadas em salas refrigeradas e com operador Professional para o governo e universidades pois os computadores nessa época eram muito caros. O programador escrevia o programa em um papel em FORTRAN ( linguagem de programação) ou ASSEMBLEY ( linguagem simbólica) perfurava em cartões levava ao programador para executá-lo em batch de job em fita para imprimir a saída.
“Nos primeiros sistemas operacionais, os programas eram escritos em Assembley e tinham completo controle sobre á maquina. Cada usuário fazia a reserva de um determinado tempo de utilização do computador. Os problemas existentes eram significativos.
O usuário não conseguia terminar o seu trabalho no tempo reservado, o que poderia implicar recomeçar a tarefa em uma nova data\hora.
O usuário gastava muito do tempo reservado depurando o programa, com á maquina ociosa.
O usuário terminava