EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
Curso: Licenciatura em Computação
Disciplina: Sistemas Operacionais
Professor:
Aluno:
EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS
Sistemas operacionais são sistemas de computadores que permitem a interatividade do usuário com o conjunto de dispositivos eletrônicos que fazem parte de um Computador, tais como o controle de todos os elementos desse conjunto.
O sistema operacional permite a organização dos processos criando a interfase necessária para que os elementos como, teclado, mouse, monitor, memória, HD, processador e demais periféricos, sejam controlados e utilizados por um usuário final.
Os sistemas operacionais são parte fundamental dos computadores, são responsáveis por organizar os processos que estão sendo executados pelo processador, criando uma fila de processos que garante que todos receberão sua parcela de processamento.
A evolução dos sistemas operacionais está, em grande parte, relacionada a arquitetura das máquinas nas quais eles rodam. Assim ao decorrer da história da máquina, foi surgindo a história dos sistemas operacionais.
Antigamente, os computadores podiam realizar apenas um trabalho, ou tarefa, de cada vez. Operação esta que chamamos de processamento em lotes de um único usuário. O computador executava somente um programa por vez, enquanto processava dados em grupo de lotes. Nos sistemas antigos, os usuários submetiam seus trabalhos ao centro de processamento de dados em maços de cartões perfurados, o que exigia do usuário que esperassem horas (as vezes dias) para receberem os resultados. Os sistemas operacionais foram desenvolvidos com o intuito de ajudar a tornar mais conveniente o uso dos computadores. Antigamente os sistemas operacionais gerenciavam a transição suave entre os trabalhos, o que minimizou bastante o tempo para que os operadores de computador alternassem entre trabalhos. Isso permitiu aos computadores poder processar uma quantidade maior de trabalhos. Quando os