Evolução do Trabalho
1. Conceito de Trabalho
Trabalho é um conjunto de atividades com o objetivo de atingir metas e objetivos visando o fator econômico. Sendo assim consideramos o trabalho e as horas dedicadas ao mesmo constituindo o salário/eficiência.
2. O começo
Antigamente, o homem trabalhava para produzir aquilo que consumia entre roupas, alimentos e moradia, sem algum benefício econômico. Não existia nenhum tipo de contrato trabalhista, sendo possível obter uma negociação através de uma simples conversa. O tipo de trabalho predominante era o agrário.
3. O trabalho escravo
O trabalho escravo era constituído por um dever de indivíduos de exercer atividades sem direito algum. O trabalho era feito sem nenhuma forma de remuneração ou até mesmo algum tipo de recompensa em troca do trabalho podendo ser elas em troca de alimentos, moradia e entre outros. Quem exercia o trabalho escravo eram os menos favorecidos, neles incluíam os negros e os sem terra.
4. Trabalho formal
Com a chegada da Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX, foi introduzido o trabalho formal, definindo assim as tarefas e a remuneração justa. Época em que começara a surgir máquinas mais sofisticadas para o desenvolvimento das indústrias, momento em que o trabalhador começou a ser mais cobrado por suas funções.
4.1. O contrato de trabalho
Após a revolução industrial, no século XX surge o contrato de trabalho, nele constando deveres do empregado e do patrão e direito de ambos. No mesmo período, foi criada as classes dos trabalhadores definindo cargos, funções, salários e atribuições.
4.2. A CLT
Com a chegada do governo liderado por Getúlio Vargas no Brasil, foi instituída a maior consolidação da Lei Trabalhista – CLT. Representada pela carteira de trabalho, na qual os trabalhadores foram realmente reconhecidos por seus direitos, obtendo férias, décimo terceiro salário, FGTS (Fundo de garantia por tempo de serviço), aposentadoria, entre outros. Esta foi uma forma de