desigualdade
Luis Felipe da Silva Porcino
Desigualdade
Embu das Artes
2014
EE Odete Maria de Freitas
Luis Felipe da Silva Porcino
N° 18
Desigualdade
Trabalho requerido segundo a disciplina de Filosofia com o tema desigualdade pela professora Camila Mira
16/09/2014
3°E
Embu das Artes
2014
Introdução
A desigualdade ocorre de varias formas em nossa sociedade, ela se manifesta por conta de nosso sistema atual o Capitalismo que influencia pessoas a buscar chances de melhorar de vida porem não é a todos que essa oportunidade aparece gerando assim a desigualdade econômica entre outros pontos como a desigualdade racial ou seja a desigualdade ocorrem quando o somos privados de chances de que outras pessoas dispõe.
Desigualdade
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
A sociedade brasileira deve perceber que sem um efetivo Estado democrático, não há como combater ou mesmo reduzir significativamente a desigualdade social no Brasil.
Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira atribuem, em parte, a persistente desigualdade brasileira a fatores que remontam ao Brasil colônia, pré-1930 – a máquina midiática, em especial a televisiva, produz e reproduz a ideia da desigualdade, creditando o “pecado original” como fator primordial desse flagelo social e, assim, por extensão, o senso comum “compra” essa ideia já formatada –, ao afirmar que são três os “pilares coloniais” que apoiam a desigualdade: a influência ibérica, os padrões de títulos de posse de latifúndios e a escravidão.
É evidente que essas variáveis contribuíram intensamente para que a desigualdade brasileira permanecesse por séculos em patamares